Comorbidades do TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada, principalmente, por desafios na interação social, na comunicação e por padrões de comportamento, interesses ou atividades restritos e repetitivos.
Comorbidade significa, simplesmente, a presença de uma ou mais doenças ou transtornos adicionais que ocorrem ao mesmo tempo que a condição principal (o TEA).
Principais "Transtornos Adicionais" no TEA:
Essas comorbidades são muito comuns e, frequentemente, são o que causam maior sofrimento ou limitação funcional, e por isso precisam ser tratadas.
Comorbidade: Ansiedade
Problema: O "alarme" do cérebro está ligado demais. Crianças e adultos com TEA podem ter medo e preocupação excessivos com mudanças na rotina ou com situações sociais.
Comorbidade: TDAH
Problema: Dificuldade em manter a atenção, impulsividade ou inquietação excessiva (dificuldade em "frear" o corpo ou a mente).
Comorbidade: Depressão
Problema: Especialmente em adolescentes e adultos, ocorre devido às dificuldades sociais, isolamento e a um "motor interno" que fica sem energia.
Comorbidade: Problemas do Sono
Problema: Dificuldade para iniciar ou manter o sono, o que piora todos os outros sintomas.
Comorbidade: Comportamentos Repetitivos
Problema: Embora sejam parte do TEA, a intensidade pode ser tão alta que se torna uma comorbidade, limitando muito o dia a dia.
A neuromodulação é uma ferramenta que busca corrigir o desequilíbrio funcional do cérebro que causam as comorbidades.
O tratamento não visa "curar" o autismo, mas sim modular as áreas cerebrais que estão funcionando de forma excessiva ou insuficiente, aliviando os sintomas mais difíceis das comorbidades.